DISCIPLINA: Oficinas de História – Laura Maciel

6 Jan

Professor: Laura Antunes Maciel

Disciplina:    OFICINAS DE HISTÓRIA

Código: GHT ???

Tipo: Instrumental

Eixo Cronológico: Linha Temática:

Período: 1/2011      Turma: N1               Horário: 3a: 18/20 – 5a: 18/20

Ementa: Reflexão crítica sobre prática de pesquisa em História. Exercícios práticos de análise documental e bibliográfica; Iniciação à redação de textos acadêmicos diversos.

 

________________Programa de Disciplina__________________________

Título do Programa:

 

Objetivos:

Proporcionar aos alunos situações concretas de iniciação à pesquisa histórica, confrontando possibilidades de abordagem com os procedimentos de análise documental;

Exercitar procedimentos metodológicos básicos de pesquisa e análise bibliográfica;

Iniciar os alunos nos requisitos e procedimentos para elaboração de textos acadêmicos de natureza diversa;

 

Unidades:

A pesquisa em história: problemas, fontes, métodos;

Arquivos, museus, bibliotecas: reconhecendo acervos e suas possibilidades;

Fontes de conhecimento histórico: tipologias documentais e procedimentos de análise;

Produzindo textos acadêmicos: seleção de argumentos, interpretação e construção de narrativas.

 

Bibliografia de Referência:

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. IN: PINSKY, Carla B. (org.). Fontes históricas. São Paulo, Contexto, 2005.

AMORIM, Eliane Dutra. Arquivos, pesquisa e as novas tecnologias. IN: FARIA FILHO, Luciano(org.) Arquivos, fontes e novas tecnologias. Questões para a história da Educação. Campinas, Autores Associados, 2000.

BOSCHI, Caio César. Por que estudar História? São Paulo: Ática, 2007.

BOSCHI, Caio. O historiador e os arquivos históricos: um depoimento pessoal. História & Perspectivas, nº 20/21. Uberlândia: EDUFU, 1999.

CARR, Edward H. O que é história? Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1980 .

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1982.

CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tabula rasa do passado? São Paulo, Ática, 1995.

FENELON, Déa Ribeiro. “A formação do profissional de história e a realidade do ensino”. Projeto História, 2, São Paulo, PUC/SP, 1982.

FONTANA, Josep. História: Análise do passado e projeto social. Bauru/São Paulo, EDUSC, 1998.

HOBSBAWM, Eric J. Sobre História. Ensaios. São Paulo, Cia das Letras, 1998.

LARA, Sílvia Hunold. “Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico”. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, dez. 2008.

LARA, Sílvia Hunold. “História, memória e museu”. Revista do Arquivo Municipal. São Paulo, Departamento do Patrimônio Histórico, n.200, 1991.

LARA, Sílvia. “Processos crime: o universo das relações sociais”. Anais do Museu Paulista, 33, 1984.

MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Ler & escrever para contar. Documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro, Access. 1998.

SILVA, Marcos A. da (org.) – Repensando a História. 3a ed. Rio de Janeiro, Editora Marco Zero, s.d

SILVA, Marcos. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo, Brasiliense, 1995

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Brasília, UnB, 1998.

VIEIRA, Maria do Pilar de A. e outros. A pesquisa em história. São Paulo, Ática, 1989.

XAVIER, Regina. “A produção do conhecimento e sua apresentação: das fontes à elaboração do texto: o processo da escrita.” Diálogo. Canoas. La Salle, n.5, 2004.

Avaliação: (Procedimentos de avaliação)

1. Participação nas discussões e atividades durante as aulas;

2. Realização dos exercícios escritos;

3. Trabalho escrito individual a ser definido;

Observações:

As visitas técnicas a museus, arquivos e bibliotecas integrarão a carga horária da disciplina e serão realizadas em horários extras (no período da manhã ou tarde). Elas serão programadas e agendadas a partir das necessidades do curso e da disponibilidade dos alunos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: