DISCIPLINA: Imagem, Cultura e História – Silvana Louzada

6 Jan

Horário: SEG/QUA: 18/20h.

Profa. Dra. Silvana Louzada

 

SEMINÁRIO: Imagem, Cultura e História

EMENTA: Estudo da imagem como fenômeno moderno e contemporâneo. A representação da realidade sob a forma da imagem. Características das imagens. Cultura, percepção e imagem. Ontologia da imagem. A imagem tradicional e as imagens técnicas. A imagem como instrumento de representação e construção da história contemporânea.

 

Objetivo – Discutir as possibilidades de identificação e interpretação da imagem na sociedade contemporânea a partir da evolução das representações imagéticas. Instrumentalizar o aluno para reconhecer a importância da imagem no processo histórico permanente de construção da cultura.

 

Programa:

 

PARTE I – Elementos da História da Imagem

Ø  A imagem nas sociedades primitivas

Ø  A noção de perspectiva – superfície e profundidade

Ø  A câmera obscura

Ø  A fotografia inaugurando a era das imagens técnicas

Ø  O instantâneo e a apreensão do invisível

Ø  Imagem técnica e objetividade

Ø  Imagem e representação

 

PARTE II – Imagem, modernidade e contemporaneidade

Ø  A representação do real e a construção da realidade

Ø  Imagem técnica e produção de sentido na modernidade

Ø  A imagem nos meios de comunicação de massa

Ø  Leitura das imagens

Ø  Imagens fixas e em movimento

Ø  As novas tecnologias contemporâneas

 

 

Bibliografia preliminar:

 

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1984.

_____ A mensagem fotográfica, in Teoria da comunicação de massa, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1978.

 

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Obras Escolhidas. Vol. I. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1996.

_____ Pequena História da Fotografia. in: Obras Escolhidas. São Paulo, Brasiliense, 1995.

_____ Daguerre o los panoramas. In: sobre La fotografía, Valência: Pre-textos, 5ª ed, 2008.

 

BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1999. pp 9 a 36

 

CRARY, Jonathan. In Charney & Schwartz (orgs.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

_____ Suspensiones de La percepción:

 

LYSSOVSKY, A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

 

MACHADO, Arlindo. In Flusser, Vilém. Ensaio Sobre a Fotografia: Para uma Filosofia da Técnica. (Filosofia  da Caixa Preta). Lisboa: Relógio D’Água Editores. 1998.

_____ O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

 

SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: Charney, Leo; Schwartz, Vanessa (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cossacnaify, s/d. PP.95 a 123

 

FLUSSER, Vilém . Filosofia da caixa preta. São Paulo: HUCITEC, 1985.

 

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre o documento e a arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

 

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotograifa. Rio de Janeiro: Arbor, 1981

_____ Diante da dor dos outros. São Paulo, Cia das Letras, 2003.

 

XAVIER, Ismail. Cinema: Revelação e Engano. In: Novaes, Adauto (org). O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: