DISCIPLINA: Abolicionismos em perspectiva comparada: BR e EUA – Larissa Viana

6 Jan

Disciplina: Abolicionismos em perspectiva comparada: Brasil e Estados Unidos

Eixo: História da Cultura e Mentalidades

Docente: Larissa Viana

Horário: 3ª e 5ª  /  9-11h.

 

Ementa: Esta disciplina discutirá o abolicionismo em perspectiva Atlântica, através do exame das relações entre Inglaterra, Brasil e Estados Unidos na construção de diferentes linguagens e práticas sobre a emancipação da escravidão ao longo do século XIX. Sob o ponto de vista mais local, o curso examinará as trajetórias sócio-políticas  de diferentes atores envolvidos no contexto da abolição e do pós-emancipação no Brasil e nos Estados Unidos: Joaquim Nabuco, Luiz Gama, André Rebouças, W.E.B. Du Bois, entre outros.

A disciplina interessará aos alunos que buscam discutir a historiografia sobre o tema, e sobretudo, atenderá àqueles que desejam explorar fontes primárias e filmografia contemporânea concernentes ao assunto.

Avaliação: Será combinada no primeiro dia de aula, considerando o número de alunos inscritos. Em linhas gerais, pretende-se que a avaliação consista em apresentação de texto em sala, seminário oral  e relatório escrito do referido seminário (em grupo). 

Bibliografia básica:

 

Azevedo, Celia Marinho de.  Abolicionismo: Estados Unidos e Brasil, uma história comparada, século XIX. São Paulo: Annablume, 2003.

 

Azevedo, Elciene. Orfeu de carapinha. A trajetória de Luiz Gama na imperial cidade de São Paulo. Campinas : Editora da Unicamp, 1999.

 

Bethell, Leslie; Carvalho, José Murilo. Joaquim Nabuco e os abolicionistas britânicos. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.

 

Blackburn, Robin. A queda do escravismo colonial, 1776-1848. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Costa, Emilia Viotti da. A abolição. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.

Cunha, Olivia Maria Gomes da.;Gomes,  Flavio dos Santos . Quase Cidadão. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 2007.

 

Du Bois, W.E.B.  As Almas da Gente Negra (tradução, introdução e notas de Heloisa Toller Gomes). Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 1999.

 

Gilroy, Paul. O Atlântico Negro, modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: UCAM/Editora 34, 2001.

 

Gomes, Flavio dos Santos; Soares, Carlos E. L. “Sedições, haitianismo e conexões no Brasil: outras margens do Atlântico negro. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 63, pp. 131-144, 2002.

 

Grinberg, Keila. “Alforria, Direito e Direitos no Brasil e nos Estados Unidos”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 27, pp. 63-83, 2001.

 

Horne, Gerald.  O Sul mais distante: Os Estados Unidos, o Brasil e o tráfico de escravos africanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

 

Machado, Maria Helena. O plano e o pânico: os movimentos sociais na década da abolição. São Paulo: Edusp, 1994.

Mendonça, Joseli  Maria Nunes. Entre a mão e os anéis: a Lei dos sexagenários e os caminhos da abolição no Brasil. Campinas: Ed. da Unicamp, 1999.

 

Nabuco, Joaquim. O Abolicionismo. Brasília: Editora UNB, 2003.

 

Pereira, Amilcar Araujo.  “O Mundo Negro”: A constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Tese de Doutorado, Dep. de Historia, UFF, 2010.

 

Petrônio, José Domingues, “A visita de um afro-americano ao paraíso racial”. Revista de História (USP). Vol. 155 (2ª), pp. 161-181, 2006.

 

Reis, João; Gomes, Flavio dos Santos; Carvalho, Marcus J. M. de.  O Alufá Rufino. Tráfico, Escravidão e Liberdade no Atlântico Negro (1822-1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010.

 

Rocha, Antonio Penalves. Abolicionistas brasileiros e ingleses: a coligação entre Joaquim Nabuco e a British Anti – Slavery Society (1880-1902). São Paulo: Ed. Unesp, 2008.

 

Silva, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura: uma investigação de história cultural. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: